Tradicionalmente, um projeto de arquitetura é composto por três macro etapas: estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.
A lógica é que, a cada etapa, o projeto vá se intensificando em complexidade e detalhamentos. Portanto, na fase de Estudo Preliminar tem-se o primeiro esboço ou croqui do conceito geral da obra e, na fase de Projeto Executivo ele estará completamente concluído para, então, ser executado na sequência.
Dentro de cada macro etapa existem vários passos a serem cumpridos e o cliente deve aprovar esses passos conforme eles forem sendo apresentados, pois assim a evolução do projeto como um todo acontecerá de forma apropriada.
A seguir vamos comentar sobre o conteúdo de cada uma dessas etapas:
A etapa inicial de projeto tem como objetivo definir um conceito geral para a obra. Esse conceito passará por algumas alterações e adaptações até chegar na última etapa, mas não deve mudar completamente.
É nesse momento que o arquiteto deve entrevistar o cliente e descobrir tudo a respeito da obra. Chamamos esse passo de “briefing” e, após a compilação de toda informação coletada, é definido o programa de necessidades.
Mais informações também devem ser coletadas no local da obra. Os próximos passos, que são o levantamento de medidas e o levantamento fotográfico, carregarão dados importantíssimos que serão acessados ao longo de todo o processo.
O teor do que será mostrado ao cliente nessa fase pode ser diferente para cada caso (arquitetônico ou interiores), mas, via de regra, apresenta-se um layout em planta baixa e algumas imagens 3D conceituais.
Como o nome já indica, essa etapa apresentará um projeto “anterior” ao Projeto Executivo.
Nele estarão presentes informações técnicas que não apareceram no Estudo Preliminar mas que ainda não são suficientes para viabilizar a execução da obra.
Nessa fase devem ser definidos vários pormenores da obra, como por exemplo: quais revestimentos serão utilizados, dimensionamento de portas e janelas, posição de pontos elétricos e hidráulicos, etc.
Aqui o cliente deverá analisar imagens 3D e plantas baixas mais detalhadas, para então dar seu OK e permitir que o arquiteto prossiga para a próxima e última etapa.
A última etapa do projeto de arquitetura chama-se “Projeto Executivo” pois, com todas as informações descritas nele será possível iniciar a execução da obra em questão.
Havendo sido aprovado o conceito geral na etapa de Estudo Preliminar e, posteriormente, todos os pormenores na etapa de Anteprojeto, resta agora formatar o projeto para que este possa ser lido e interpretado por diferentes profissionais e, além disso, possa passar por análise e ser aprovado nos órgãos públicos competentes.
Por causa disso o Projeto Executivo é uma etapa de grande importância para o arquiteto, que deve estar muito atento a qualquer falha que tenha passado despercebida, mas não é tão marcante para o cliente, que já cumpriu seu papel aprovando tudo que era necessário nas etapas anteriores.
É importante ressaltar que cada etapa deve ser apresentada e aprovada pelo cliente na ordem correta e no tempo pré-estabelecido em contrato, para que, dessa forma, o processo caminhe corretamente e sem atropelos que possam ocasionar falhas e, posteriormente, atrasos na obra e outras consequências que serão sentidas no bolso.
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