Sabemos que uma das principais preocupações (talvez a maior delas) quando se está iniciando um projeto é com o custo da obra. Construir ou reformar é um processo longo e o surgimento de alguns imprevistos pelo caminho pode deixar a pessoa de cabelo em pé, por isso orçar corretamente a execução da obra é tão importante.
Há duas formas mais comuns de se orçar uma obra: por empreitada, onde é apresentado um único orçamento englobando todos os gastos, ou por administração, onde os orçamentos de cada item são apresentados separadamente ao cliente e não de forma global.
As duas formas apresentam vantagens e desvantagens. Vamos explicar um pouco mais sobre cada uma a seguir:
Nessa modalidade um único fornecedor (normalmente uma empreiteira ou construtora de pequeno porte) irá apresentar um orçamento global para a execução da obra.
Nesse orçamento serão considerados todos os materiais necessários bem como os diferentes tipos de mão-de-obra exigidos para realização de cada serviço.
Dessa forma o cliente saberá, ao iniciar a execução da obra, quanto a mesma irá custar no total e, assim, consegue fazer seu planejamento financeiro com bastante precisão. Porém, é mais complicado caso deseje fazer alterações ou ajustes durante o decorrer do processo pois os materiais já estarão comprados e os prestadores de serviço contratados.
VANTAGENS:
DESVANTAGENS:
Nesse cenário os orçamentos de materiais e mão-de-obra são apresentados ao cliente separadamente e, por causa disso, os prestadores de serviço também podem ser contratados individualmente, não necessitando serem todos funcionários da mesma construtora ou empreiteira.
Diferentemente da obra por empreitada, na obra por administração o cliente sabe exatamente quanto custará cada item e, havendo necessidade de ajustes financeiros, ele próprio pode escolher onde cortar gastos e onde investir mais.
A responsabilidade por cada serviço é diluída entre várias empresas e, da mesma forma, é o risco. Devido a isso o custo com o gerenciamento é mais baixo, sendo calculada uma porcentagem variável sobre o custo total da obra.
VANTAGENS:
DESVANTAGENS:
Nós acreditamos que com um bom briefing é possível compreender as expectativas do cliente para o projeto e, assim, projetar em conformidade com essa realidade e sugerir soluções que irão caber no bolso.
Independentemente de qual modalidade for a escolhida, em ambos os cenários é de vital importância que o projeto esteja concluído e aprovado para garantir um valor preciso. Não acredite em profissionais que apresentam um valor de execução de obra sem ter um projeto no qual se basear para chegar nesse valor.
Gostou desse conteúdo? Caso tenha interesse em receber mais textos como esse assine nossa newsletter.
E, caso necessite de orçamento de gerenciamento de obra entre em contato através do botão do whatsapp.